sexta-feira, 18 de junho de 2010

A verdade sobre a Educação

Hoje a coisa está feia! Não são mais os alunos que tem que se envergonhar das notas, nem se sentirem mal por não estudar e muito menos devem se sentir culpados por não conseguir concluir o ano e prosseguir para uma nova série!


Não... a culpa agora é do professor! Inquestionável! O professor que é incompetente para ensinar, que persegue o aluno e o reprova, o aluno sempre está certo!

Acho que é por isso que os alunos estão analfabetos, analfabetos funcionais ou pior analfabetos de fato, culpa do professor, e não dos alunos que não querem saber de estudo, o estado que utiliza da progressão continuada e os pais que não estão mais educando e participando da vida de seus filhos!

Frases como: ‘Eu pago seu salário professor’, ‘Não preciso estudar porque eu passo’ e essa charge, complementam o meu raciocínio.


"E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos." I Pedro 5:5 (NTLH).

13 comentários:

Lucas disse...

Agora compare a inteligência de um recém-formado atualmente e um recém-formado em 1960.

O único erro no sistema de ensino é o sistema em si, onde você não busca conhecimento e sim notas, o que continua igualzinho aos ensinos mais ancestrais e antiquados possíveis.

Ronaldo disse...

Não se deve generalizar... faço faculdade de Administração.. existem professores que merecem respeito e muito.. (nessas matérias nunca tive problemas e sempre fui bem)..já existem alguns que estão lá apenas pelo salário...
Acredito que no ensino fundamental não é tão diferente não.... não deve partir somente do aluno a vontade de aprender .. ou somente do professor a vontade de ensinar.. é um conjunto que deve ser trabalhado com os dois, e envolvendo a família é claro.

Rodrigo Teixeira disse...

Ronaldo queira me desculpar, mas esse post é com um tom de IRONIA, estou colocando o que o Estado (de São Paulo) acredita, pois nunca a culpa dos erros é de quem está no poder, mas sim de que trabalha.
Bom segundo, eu não estou falando do nível universitário, que ai a coisa está pior, pois há que está na graduação e não sei como ingressou na universidade, ou pior, como consegue se formar!
Agora eu não estou generalizando nível Brasil, mas não fui específico, desculpe, digo apenas daquilo que eu tenho vivência, já trabalhei como professor do estado, fica difícil cumprir uma exigência tão rigorosa quando quem exige paga tão pouco!
Vou dar um parâmetro: um professor universitário ganha em média R$ 40 hora/aula (quem tem especialização R$ 29, mestrado R$ 40, doutorado R$ 70, pós-doutorado R$ 100, valores aproximados), um professor municipal da minha cidade ganha em torno de R$ 15 a 20, agora o professor do Estado de São Paulo ganha a enorme quantia de R$ 8 a 10. Ai querem que o professor chegue na sala de aula e dê uma excelente aula, mas ele mal consegue preparar uma aula, pois dá aula em todos os períodos que puder, para ganhar no mês R$ 1.500.

Fica difícil assim! Mas obrigado pelo comentário!
Abraços

Anônimo disse...

Os mesmo alunos que tiravam notas ruins estam formados, o que faz com que eles queiram "facilitar" para os seus aluno.
Nesse comodismo só aprende quem realmente quer, os que só querem um diploma apenas tiram as suas notas "medias".

Anônimo disse...

A culpa é tanto do estado como da familia. O estado não quer ter muitos alunos reprovados, e os pais não dao educação pros filhos, deichando isso para a escola

Herege disse...

Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. - Timóteo 2:12

Bruno disse...

não necessariamente, na minha turma de 33 alunos, no mínimo 20 são idiotas e não querem saber de estudo

Rodrigo Teixeira disse...

Capitão Estelar, que comentário é esse sem sentido? O que tem haver a mulher não poder ensinar o marido com a conversa?

É pessoas a situação atual é cheia de comodismo, as pessoas querem estudar cada vez menos! Até quem está vendo este blog, quantos leram 1 livro neste mês? Como queremos melhorar se nem queremos nos envolver!

Carol.Bighi disse...

Acho um tanto generalizador esse seu post. Como você mesmo cita a falência do nosso ensino hoje se concentra em três bases: o estado, o professor e a familia.
O conjunto destes três se for bem sucedido, encontraremos um final feliz nessa história. Muito errado culpabilizar apenas um personagem nessa história

Anônimo disse...

Meu Amigo... sou professor e digo... você está totalmente correto...
Eu ja estou de "Saco Cheio" de ficar dando prova de recuperação iguais as primeiras provas, para ver se os jumentos conseguem tirar alguma nota... E mesmo assim eles não tiram.
Dae Vem um Pai ou Mãe... Filhos da Puta que não sabem que o filho deles é uma verdadeira Anta... E ainda perguntam o que eu vou fazer para ajudar o filho deles...
Educação nesse pais é uma Piada

Anônimo disse...

Maravilhosa a posição desses professores em xingarem os própios alunos de "Antas" e "Idiotas".

Poderiam estar ensinando até Nabla pra Pré, mas se fosse esse o exemplo que estivessem passando pros alunos aí sim eu ficaria preocupado.

Desculpem, mas não condeno a atitude dos alunos em apenas "tirar a nota". Afinal, quem aos 15 anos está realmente interassado em Quimica Orgânica ou Números Complexos? Ainda mais sendo passado de uma maneira totalmente superficial.
Nâo sei como dizem que estão errados os alunos, estão certos. Estão aprendendo o que está sendo ensinado à eles.

Há muita mais importante para se aprender. E agregação de conhecimento não é sinónimo de inteligência. Basta ver o comportamento imbecil por parte destes mesmo jovens ditos "entendidos" e "cultos" na internet. Duvido que, além de que algum deles seja um Gênio, que na idade maxima de 18 alguem tenha realmente absorvido algo do que leu.

Valéria. disse...

Eu já acredito que o problema é um conjunto de fatores. É como dizer, por analogia, que num casamento fracassado, a culpa é unilateral, quando a relação é feita de duas pessoas. A mesma coisa temos no quesito educação. A "culpa" por este sistema educacional moribundo e de "mercadoria", traz à tona todos o segmentos: Estado, instituições, professores e família. Obviamente, o dever maior cabe ao Estado, e partiria deste priorizar uma linha de ordem e distribuição de todas as responsabilidades que cabem a cada "setor". O que é possível, mas evidente que não parece incitar um mínimo interesse. E ficamos a rodar em círculos com um problema longe de solução e cheio de discussões vazias. Sinceramente, na situação que nos encontramos, a culpa é irrelevante e a ação é crucial.

Valéria. disse...

E quanto ao Anônimo que urrou: "Filhos da Puta que não sabem que o filho deles é uma verdadeira Anta...", lhe digo que de longe você é um professor, quem dirá um educador. Você mais me parece um mero fantoxe do Estado, frustrado por receber uma merda pra viver. Procure repensar seu juramento e os votos que fez à sua profissão. Ensinar vai muito além dessa sua postura de moleque. E sim, sou sua colega de formação e estou longe de me intitular uma educadora. Tenha ética e responsalidade para com seu trabalho. Ficadica.