segunda-feira, 7 de junho de 2010

A verdade sobre a Doação de Sangue

Pessoal me desculpem, devido ao feriado prolongado eu não publiquei nada, mas também fui para uma chácara que não tinha computador e nem internet!
Vou retomar com a discussão sobre a doação de sangue!

As informações são do INCA (Instituto Nacional do Câncer):
Orientações para doadores de sangue
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.
O doador deve...
- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 18 e 65 anos;
- pesar mais de 50Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
Impedimentos temporários
- Febre
- Gripe ou resfriado
- Gravidez
- Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
- Uso de alguns medicamentos
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis
Cirurgias e prazos de impedimentos
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária
Intervalos para doação
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Outras informações:
Após cada doação serão realizados os seguintes exames em seu sangue:
Tipagem sangüínea ABO e Rh;
Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares;
Teste de Coombs Direto;
Fenotipagem do Sistema Rh Hr( D,C,E.c,e) , Fenotipagem de outros sistemas;
Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II;
Todas as vezes que você doar sangue serão feitos todos esses testes, e você receberá o resultado em cada doação.

O importante é o que a Bíblia diz sobre dar a sua vida pelo próximo:
“Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.” João 15:13.
“Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos.” I João 3:16.

Vamos ajudar e ser solidários!

7 comentários:

Anônimo disse...

Voce é bem burro hein cara... é evangélico e nao lê a Bíblia não é? Fica distorcendo conceitos da Biblia seu babaca...
Atos 15:29 que diz: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Ai não quer dizer pra não doar sangue não né?

Lê mais

Rodrigo Teixeira disse...

Primeiro, você deve ter respeito, a liberdade de expressão é constitucional, ofensas são repudiadas é por isso que está no anonimato né?!
Segundo leia a bíblia você, eu não pedi para ninguém sair bebendo sangue e sim doar, falta de interpretação a sua meu caro!
Provavelmente deve ser uma testemunha de jeová, mas que coisa mais absurda que linguajar xulo para alguém que quer dizer leitor da Bíblia.

"Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: 'Você não vale nada' será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno." Mateus 5:22.

Leia melhor a Bíblia antes de ofender, pois a sua acusação vivará contra você! Se quer me criticar antes tenha argumentos, ficar depreciando meu trabalho só faz com que eu cresça mais! "bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus" Mateus 5:10.

Deus é bom e justo!

Rodrigo Teixeira disse...

"não comam a carne de nenhum animal que tenha sido oferecido em sacrifício aos ídolos; não comam o sangue nem a carne de nenhum animal que tenha sido estrangulado(grifo meu); e não pratiquem imoralidade sexual. Vocês agirão muito bem se não fizerem essas coisas." Atos 15:29

E a propósito se for falar da Bíblia, por favor, faça a colocação correta! Faltou colocar coisas viu! Em negrito está o trecho original na NTLH!

Taz disse...

seria muito vcs quererem que a bíblia especificasse lá em atos "transfusão de sangue" visto que transfusão só veio aparecer no seculo XX .

Sem contar que a tradução correta é ABSTER DE SANGUE. vão no dicionario e vejam o significado de "abster".

Abram suas cabeças e entendam o porque que devemos nos abster de sangue, o conceito de Deus para com o sangue, como sendo algo sagrado.

Alem do mais o sangue nem é seguro e existem diversas alternativas a transfusão de sangue. O problema é se deixar levar pela preguiça dos medicos e aceitar tudo que eles colocam pra nós.

Se informem e apliquem o real significado do que creem.

Rodrigo Teixeira disse...

Taz, primeiro porque está colocando no plural? Apenas eu coordeno e escrevo neste blog. Segundo método não seguro? Você já doou ou ao menos foi à um laboratório de doação de sangue para saber disso, o questionário e mais o exame de sangue que são feitos permite que seja mais seguro a doação, sem contar que estudos são feitos para que haja a transfusão como o sistema ABO, Rh e até descobriaram um outro que não interfere o sistema MN. Terceiro preguiça você diz, pois é estranho, porque a doação custa muito para os laboratórios e hospitais, porque há gastos com a coleta, armazenamento (tem que ser resfriado até a transfusão), e se não for usado em 42 dias é descatado. Agora eu não estou discutindo se há ou não novas técnicas, mas também devemos atentar para algumas coisas:
- Técnicas alternativas são recentes, o que impossibilitou ser usado no passado;
- Muitas são paliativas e precisam ser reforçadas com o sangue humano;
- O sangue artificial não faz todo o trabalho do sangue real: às vezes, ele nem pode substituir o volume de sangue perdido (http://saude.hsw.uol.com.br/sangue-artificial.htm).

Agora abra a cabeça você, conheça mais antes de falar. "Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua." Provérbios 10:19.

As pessoas adoram usar um texto, mas sem um contexto é um pretexto para uma heresia!

Se existir técnicas que não necessitem de doação, ótimo assim nunca vai faltar, mas ainda não existe uma que substitua 100% a doação!

taz disse...

opa ! continua assim que cê vai pro céu manolo !

\o\ .


ele existe né ?!? Oo

Anônimo disse...

Em vez de decidir simplesmente com base em suas preferências ou em recomendações médicas, o cristão deve considerar seriamente o que a Bíblia diz. Esse é um assunto entre ele e Jeová.
Jeová, a quem devemos a vida, determinou que o sangue não fosse consumido. (Gênesis 9:3, 4) Na Lei dada ao antigo Israel, Deus limitou o uso do sangue porque esse representa a vida. Ele ordenou: “A alma [ou vida] da carne está no sangue, e eu mesmo o pus para vós sobre o altar para fazer expiação pelas vossas almas.” E se a pessoa matasse um animal para comer? Deus disse: “Neste caso tem de derramar seu sangue e cobri-lo com pó.” (Levítico 17:11, 13) Jeová repetiu essa ordem vez após vez. (Deuteronômio 12:16, 24; 15:23) O Chumash judaico, de Soncino, observa: “O sangue não deve ser armazenado, mas tornado impróprio para consumo por ser despejado no solo.” Nenhum israelita devia apropriar-se do sangue de outra criatura, cuja vida pertencia a Deus. Tampouco devia armazenar ou usar tal sangue.
A obrigação de cumprir a Lei mosaica terminou quando o Messias morreu. Contudo, o conceito de Deus sobre a santidade do sangue não mudou. Sob influência do espírito santo de Deus, os apóstolos orientaram os cristãos a ‘abster-se de sangue’. Essa ordem devia ser levada a sério. Em sentido moral, era tão importante quanto se abster da imoralidade sexual ou da idolatria. (Atos 15:28, 29; 21:25) Quando a prática de doar e transfundir sangue se tornou comum no século 20, as Testemunhas de Jeová entenderam que ela entrava em conflito com a Palavra de Deus.